sexta-feira, 12 de julho de 2013

Personalidades y nortenhas

Ainda fico de queixo caido quando todos os dias aprecio o quanto alguem pode ser dominado pela personalidade alheia.
"Cada um é como cada qual", diz aquela frase antiguinha, que ouco das bocas do povo desde os dias em que a memória me assiste, mas isto talvez seja a maior treta que ja alguma vez foi dita por alguem.
"Cada um é como cada qual" - Já viste como a X está vestida hoje, que parece uma rameira? O Y comprou um carro novo, nao sei onde ele arranja dinheiro...

Ou nao? Portuguesa que sou, isto é o prato do dia, ve-se em cada cafe de bairro, em cada tasco de fundo de rua, e nas casas de todos, do mais pobre até ao mais rico, que as madames tambem sao - e talvez mais até, por terem tanto tempo livre nas maos - cuscas como o mais comum dos mortais.

Mas nem é bem isso que me afecta. O que me afecta é ver o uso cinico de uma personalidade claramente dominante.

Bem, ainda nao é bem isto. Vá, a ver se me explico. É ver a personalidade submissa ser esmagada, humilhada, estracalhada emocionalmente por personalidades mais fortes.

Sim, eu bem sei que este nem sempre é o caso,  mas quase que meto a minha cabeca a premio como isto ha-de passar-se pelo menos uma vez em cada tres. E como e que eu sei?

Porque eu sou aquele tipo de pessoa que flutua entre os dois tipos de personalidade. Tanto posso ser submissa, como por exemplo, quando nao estou com paciencia, ou quando a minha educacao me diz que e tempo de calar "porque quando um burro fala o outro baixa as orelhas"; como posso ser domintante, assim num genero muito mulher do Norte, nao me pises os calos porque senao a coisa vai correr mal.

E até admito: sou desbocada. Nao admito que me gritem ou me insultem e faco um esforco por ser contida e cordial com toda a gente. Mas pronto, existem sempre situacoes em que a agua ferve demais e eu acabo por ficar numa situacao delicada.

O meu amigo Henrique diz que eu nao sei estar calada. Engana-se. Eu sei, só nao quero. Nao consigo ser cínica ao ponto de fingir que estou feliz quando nao estou, nao sei ser hipocrita e dizer amen con alguem so para ter os louvores dessa pessoa. Pronto, tambem nao ando á procura de confusao nem nada disso e ate sou, geralmente, bastante discreta. Mas la esta... nao venham mexer comigo, que eu nao vou mexer  com ninguem.

Enfim...voltando ao assunto: imponham-se minha gente, nao se deixem espezinhar... a mim levou tempo e sofrimento, e ate me transformou uma bocado em cabra, mas sabem? Nunca estive tao bem.

E agora vou fumar que o corpo ja pede nicotina :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Segundos de quem por cá passa: